domingo, 25 de outubro de 2009

Sensibilizar para a leitura através da literatura infantil

Oficina: 12 Unidades 23 e 24 TP 6

Sugestão de aplicação: No início do ano com 6ºs anos.
Justificativa:
No início do ano em quase todas as escolas a biblioteca somente inicia o atendimento aos alunos após duas ou três semanas, por causa da organização interna e entrega de livros didáticos. Este período, no qual ainda não conhecemos bem os alunos do 6º ano, acredito ser o momento adequado para a aplicação desta oficina.
O desenvolvimento desta atividade oportunizará uma ótima sondagem para o professor de Português, pois o aluno, sem saber que está sendo “avaliado”, mostrará sua competência linguística tanto na oralidade como na escrita. Caso queira o professor poderá guardar uma cópia do primeiro texto produzido pelos alunos para compará-lo a última produção do ano.

1.Planos de aula

1.1Tempo de aplicação: 5 ou 6 aulas de 45 minutos

1.2Objetivos:

- Sensibilizar a classe para a leitura;
- Oportunizar o contato com variados livros de literatura infantil;
- Instigar a expressão oral;
- Desenvolver o senso crítico do aluno em relação ao texto lido;
- Chamar a atenção do aluno para outros aspectos do livro, além do enredo;
- Possibilitar a expressão da criatividade na narração de histórias;
- Produzir um texto narrativo influenciado pelas leituras realizadas;
- Ler com prazer.

1.3Conteúdo: Leitura dos seguintes títulos:

(cada professor poderá selecionar títulos de acordo com sua vivência e preferência)

- Enquanto o mundo pega fogo de Ruth Rocha
- Mamãe trouxe um lobo para casa de Rosa Amanda Strausz
- Era uma vez uma bruxa de Lia Zatz
- Gato que pulava em sapato de Fernanda Lopes de Almeida
- A margarida friorenta de Fernanda Lopes de Almeida
- A coleção de bruxas de meu pai de Rosa Amanda Strausz
- A bela borboleta de Ziraldo
- A casa sonolenta de Andrey Wood.


1.4 Estratégias/atividade:

a) Primeira Atividade:

- Expor aos alunos o objetivo das cinco aulas;
- Confeccionar crachás (se você ainda não souber o nome de todos);
- Ajeitar as carteiras em forma de U;
- Anunciar a história “A coleção de bruxas do meu pai”;
- Mostrar a capa do livro e divulgar o nome da autora;
- Aguçar a curiosidade dos alunos com base no título;
- Que história seria essa? Quais as possibilidades?;
- Perguntar aos alunos se eles fazem alguma coleção;
- Falar das próprias coleções;
- Ler a história para eles sem mostrar a ilustração;
- Comentar a história: do que gostou, quem chegou mais perto de acertar o enredo a partir do título...
- Comentar as personagens: crianças, o pai, os animais, as bruxas;
- Características das bruxas, equipamentos usados pelas bruxas;
- Comparar as características das bruxas com as dos animais;
- Desenhar uma passagem da história e escrever essa passagem em poucas palavras;
- Fazer circular o livro lido pela sala;
- Expor os desenhos; (fazer um varal na sala é boa idéia)
- Pode-se ainda numerar os desenhos e escolher o melhor em forma de votação secreta, podendo-se premiar o vencedor. *Caso isso seja feito, os alunos serão informados antecipadamente.

b) Segunda atividade

- Com a ajuda do reto-projetor projetar por páginas e convidar alunos voluntários para contar a história “ Era uma vez uma bruxa” de Lia Zatz.
* Neste caso você precisará fotocopiar as págs da história em láminas ou usar scaner e datashow ou ainda fotocopiar a história e entregar uma pág para criança (ou dupla);
- Comentar o recurso que a autora usou para tornar essa história mais atrativa (desenhos substituindo algumas palavras; tipo de letra para maior sentido as palavras);
- Comentar o tema (vida na floresta – vida na cidade);
- Comparar as bruxas das duas histórias;
- Conversar com os alunos sobre as diferentes possibilidades de se contar histórias, permitir que eles sugiram ou falem de experiências, anotar as sugestões;
- Anunciar que no próximo encontro eles é que contarão histórias;
- Motivá-los para essa atividade;

c) Terceira atividade:
- Tarefa de casa opcional (quem entregar ganha de 0,1 a 1,0 na nota final deste bloco): A partir de uma seqüência de gravuras, escrever uma história do livro “A bruxinha atrapalhada” de Eva Furnari.


d) Quarta atividade:

- Recolher as produções de texto daqueles que já escreveram a história; permitir que a entrega seja feita ainda nas próximas aulas.
- Expor as metas para aquele dia: em grupos eles deverão contar uma história para os demais colegas.
- Dividir os alunos em grupos de 4 ou 5 elementos;
- Distribuir os livros de literatura infantil selecionados;
- Coletar idéias sobre as possibilidades de apresentação das histórias usando as que anteriormente foram citadas por eles e sugerir mais algumas.
Exemplos:
FANTOCHES
DRAMATIZAÇÃO
MÚSICA
RÁDIO
CONTAR DIVIDINDO AS PERSONAGENS
CARACTERIZAR-SE CONFORME AS PERSONAGENS

- Permitir que as equipes façam o ensaio, determinando um tempo para isso. Às vezes faz-se necessário renegociar a quantidade de alunos por grupo, conforme a quantidade de personagens de cada livro e a estratégia para a apresentação.

· É muito importante que nenhuma criança deixe de participar, o professor deve ajudar aos mais “desajeitados”, pois é assim que se promove a inclusão e os benefícios em relação à auto-estima e participação dos alunos para o decorrer do ano serão enormes.

- Em vinte minutos todos retornam para combinar os procedimentos de apresentação que acontecerá na aula seguinte.


e) Quinta atividade:

- Socialização das histórias;
- Comentar positivamente o desempenho de cada grupo;
- Recolher os desenhos do varal; (premiar os melhores)

f) Sexta atividade:

- Produção de texto individual (neste momento o professor vai descobrir como o seu aluno escreve). Escreva uma história a partir das histórias que você ouviu e contou. Você poderá, por exemplo, escrever uma nova aventura de algum personagem que surgiu ou misturar personagens de várias histórias numa nova história.
* Lembrar-se que os critérios para a avaliação deste texto devem estar claros (escritos e comentados) para os alunos;

Última atividade: A avaliação.
· Obviamente o professor já deve ter corrigido as produções até este momento e isso não pode demorar mais do alguns poucos dias. A demora na devolução das atividades é extremamente frustrante para os alunos e vai resultar em desmotivação para os próximos trabalhos.

A avaliação das atividades será feita individual e coletivamente, sendo que serão considerados os seguintes aspectos:

- A envolvimento do grupo nas atividades orais;
- O capricho em desenhar a passagem do livro;
- A coesão, coerência e criatividade na produção de texto;
- A habilidade de transmitir com clareza e criatividade o enredo da história apresentada;


Referências Bibliográficas:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Ed. Scipione, 1995.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida. Rio de Janeiro: Qualitymark.,1997.

ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A Margarida friorenta. São Paulo: Ática, 1995.

ALMEIDA, Fernanda Lopes de . O gato que pulava em sapato. São Paulo: Ática, 1994.

PINTO, Zélio Alves & Ziraldo. A bela borboleta. São Paulo: Melhoramentos, 1980.
ROCHA, Ruth. Enquanto o mundo pega fogo. São Paulo: Ática, 2001.

STRAUSZ, Rosa Amanda. A coleção de bruxas de meu pai. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995.

STRAUSZ, Rosa Amanda. Mamãe trouxe um lobo para casa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995.

FURNARI, Eva. A bruxinha atrapalhada. São Paulo: Global, 1997.

WOOD, Audrey. A casa sonolenta. São Paulo: Ática, 1997.

ZATZ, Lia. Era uma vez uma bruxa.

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