domingo, 16 de agosto de 2009

Avaliação do Gestar II

Todo mundo sabe que ser professor não é tarefa fácil!! Costumo dizer com relação às queixas que eu escuto e com relação às que eu mesma faço que ninguém jamais disse que ser professor seria fácil. Partir do princípio de que o trabalho na Educação é tarefa árdua, que requer muita autodisciplina, dedicação, planejamento cotidiano, empenho na busca por novas metodologias, troca de experiências, nos leva a tomada de consciência de que nunca estamos realmente prontos. Estamos sempre em construção e em busca de resultados melhores.
O Programa Gestar II vem suprir a carência do professor de Língua Portuguesa e de Matemática no sentido da formação continuada tão buscada e falada cotidianamente. Como descreve o Guia Geral: A formação continuada dever ser compreendida como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, acerca de questões enfrentadas pelo coletivo da instituição.
O curso, pela forma como se apresenta, oportuniza ao participante uma constante interação entre a teoria e sua prática em sala de aula. O material utilizado está muito bem construído, apesar de que há muito trabalho no sentido de preencher todas as respostas aos questionamentos. Essa parte às vezes me faz desanimar, pois como quase todos os demais participantes o tempo me falta. Nessa abordagem vale dizer que em minha opinião o período de aplicação deveria ser maior. Nosso curso iniciou em abril e terminará em novembro.
Enquanto estudamos e aplicamos os conhecimentos percebemos que nossa prática melhora. Os Avançando na Prática trazem sugestões boas, e cabe a nós fazer as devidas escolhas e adaptações para que o tema e a abordagem sejam ajustados à nossa sala de aula. O material apresenta-se como suporte para os estudos realizados. Além disso, o curso oferece a oportunidade para se compartilhar experiências com a professora e com os colegas nos encontros presenciais. A socialização das atividades leva a uma análise do que deu certo, e por que deu certo. Em grupo é mais fácil achar solução para os problemas.
Em relação à metodologia eu gostaria, no entanto de acrescentar que eu não percebi a lógica em se começar pelo caderno 3 e depois seguir para o 4 e 5, retornando para o 1, 2 e depois para o número 6. Acredito que há uma lógica gradativa na progressão numérica em relação aos conteúdos. Por exemplo, agora estamos vendo o caderno 1 que ao meu ver é menos denso que o caderno 3 com o qual iniciamos. Começar “de leve” é melhor. Talvez muitos colegas não teriam desistido, se o início não fosse tão “puxado”.
A Educação à distância requer do aluno muito mais disciplina, ao mesmo tempo em que permite que cada um programe seu horário. Eu como estou há 24 na Educação, sou do tempo em que não havia cursos semipresenciais. Meu curso de Letras durou nove semestres. Todos muito presenciais. Por isso essa nova modalidade, que reconheço traz benefícios e abre possibilidades de atualização, ainda é um exercício de disciplina para mim. Também acho que alguns encontros poderiam ser negociados com a Secretaria de Educação para que acontecessem durante o horário de trabalho para motivar e favorecer o professor que fica acumulado de tarefas a serem realizadas durante esse período.
Nossa formadora municipal, professora Angelita, mostra-se entusiasmada pelo programa o que contribui para que o grupo também permaneça animado. A professora é assídua e pontual e esforça-se para manter abertos os canais de comunicação com todos. Os encontros apresentam agendas bem definidas e forma de apresentação das oficinas é dinâmica, sempre com recursos tecnológicos e didáticos diversificados.
Em resumo, em minha opinião o Programa Gestar, para quem consegue dedicar-se, promoverá discussão e reflexão sobre problemas do ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino, bem como estimulará o professor a modificar a sua prática, inserindo maior dinamicidade em suas aulas, tornando-as mais agradáveis, participativas e atualizadas. Todos que buscam aprender esperam ensinar melhor.

4 comentários:

  1. Judite,
    de fato, acho o curso muito bom. Penso que os conceitos e as reflexões a que ele nos leva são atuais e necessários, tanto para quem já está há bastante tempo em sala, como atualização, como para quem é recém-formado, pela prática aliada à teoria. Concordo com você que o tempo é o maior desafio, pois a escola normalmente exige muito de nós. Em relação ao início pelo TP3, como já assumi em sala, não penso ter sido o melhor caminho. Concordo com você sobre a progressão numérica. Foi o direcionamento que recebemos dos formadores da UNB, mas se fosse começar hoje, o faria pelo TP1.
    Seu texto, como sempre, está muito bem construído e é muito prazeroso lê-lo. Penso também que o Gestar nos trouxe isso de bom: incentivamos nosso alunos a escrever, cobramos deles produções, mas nós acabamos escrevendo muito pouco, não é mesmo?
    Tomo a liberdade de parodiar você: Todos os que buscam aprender, certamente ensinarão melhor.
    Abraços
    Angelita

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  2. Judite,
    realmente é necessário muita dedicação e perseverança para concluir o Gestar. Seria muito bom se todos pudessem realizá-lo ( em todas as áreas).Quem sabe teríamos boas mudanças na educação.Beijos, Dania

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  3. Também concordo, o curso está sendo muito "massa", este tem inúmeros recursos para serem aplicados, uma nova visão para o ensino neste país. E para aqueles professores que estão sempre mal-humorados, reclamando o tempo todo... faça este curso.

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  4. Eu retomo a expressão parodiar, do meu comentário e a troco por parafrasear.
    Sempre é tempo de se rever conceitos...
    Bjs
    Angelita

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