domingo, 30 de agosto de 2009

" e a vaca foi pro brejo..."

Esta postagem tem a ver com a execução, (nossa parece que matei alguém) da aula de número 6 do AAA5 Provérbios de A a Z. Como usei de apoio o livro Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte, estarei publicando alguns provérbios explicados, achei super legal e vou compartilhar com vocês nos próximos momentos. E lembrem-se "quem guarda com fome o gato vem e come" Miau!

CASA-DA-MÃE-JOANA
A mulher que emprestou seu nome ao surgimento dessa expressão foi Joana I (1326-82), condessa de Provença e rainha de Napoles. Em 1347, ela regulamentou os bordéis de Avignon, onde vivia refugiada. "Casa-da-mãe-joana" virou então sinônimo de prostíbulo, lugar de bagunça.

INÊS É MORTA

A expressão tem origem histórica e literária e significa a inutilidade de ações feitas tardiamente. Inês de Castro (1320-55) viveu um romance com dom Pedro e com ele teve três filhos. A mando de dom Afonso IV ela foi condenada à morte por decapitação. Quando se tornou o oitavo rei de Portugal, dom Pedro ordenou a morte dos três assassinos de Inês, que tiveram o coração arrancado. No cortejo de morte de Inês, o rei obrigou todos os nobres a beijarem a mão do cadáver. Ainda concedeu à ex-amante o título de rainha. A homenagem tardia era inútil, pois Inês ja estava morta. A personagem foi celebrada na obra Os Lusíadas de Camões.

2 comentários:

  1. Nossa, que bacana saber a origem de alguns provérbios... Acho que vou roubar sua ideia...rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A atividade ficou muito boa. Você sempre consegue melhorar o que já era bom! Parabéns!
    Angelita

    ResponderExcluir